Onde praticar esportes radicais em Santa Catarina


Publicado por hagah , atualizado em 04/11/2015

Se você procura por aventura e contato com a natureza, Santa Catarina conta com espaços e paisagens incríveis para a prática de esportes radicais, como rafting, rapel e voo livre. Confira então algumas dicas de lugares para se encantar e se aventurar em SC: 

Mountain Bike

Vale Europeu

O Circuito do Vale Europeu é um dos mais conhecidos por quem pratica mountain bike. O roteiro, que tem cerca de 300km, passa pelas cidades de Timbó, Pomerode, Indaial, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rodeio, Apiúna e Ascurra. Além de trilhas incríveis com áreas intocadas da Mata Atlântica, o percurso também conta com diversas cachoeiras e riachos. Durante as pedaladas, o cicloturista ainda pode aproveitar a cultura local e provar vinhos e queijos produzidos com a tradição italiana.

Costa Verde e Mar

O Circuito da Costa Verde e Mar mistura trechos de mata, litoral e montanhas de Santa Catarina. O percurso todo tem 270km e percorre as cidades de Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha, Porto Belo, Camboriú, Ilhota e Luís Alves, na grande maioria em estradas de terra.

Rafting

Rio Itajaí-Açu

A cerca de 50km de Blumenau está um dos principais pontos de prática de rafting do país. O rio possui diferentes níveis de corredeiras, tanto para os iniciantes, quanto para os mais experientes. O passeio também conta com paradas para banho em cachoeiras incríveis.

Trilhas

Morro da Igreja e Pedra Furada – Urubici

O Morro da Igreja, o ponto habitável mais alto do sul do país, com mais de 1,8 mil metros de altitude, é um dos pontos turísticos mais visitados de Santa Catarina. Por meio de uma trilha até o topo do Morro, é possível chegar perto da Pedra Furada, outro cartão postal do local.

Rapel

Cachoeira do Avencal

Em uma das maiores quedas d’água de Santa Catarina, com 100 metros de altura, é possível praticar rapel e tirolesa. A cachoeira fica próxima ao Centro de Urubici, a cerca de 170km de Florianópolis.

Voo livre

Pico da Pedra – Camboriú

A quase 700 metros de altura, o Pico da Pedra é o ponto mais alto de Camboriú. Para chegar até o topo do morro, os turistas ainda passam por uma trilha íngreme e de visuais deslumbrantes. O local é considerado um dos melhores para a prática do esporte, com condições climáticas e de visibilidade favoráveis.