Plantas exigem cuidado redobrado durante o outono


Publicado por hagah em 25/03/2011 , atualizado em 16/03/2015

O outono é a época em que as plantas começam a entrar em estágio de hibernação, ou seja, durante essa estação, as flores e árvores se alimentam, pois no inverno entram em estado de ‘dormência’. Por essa razão, é necessário tomar alguns cuidados com as plantas que estão sendo compradas nesse período.

De acordo com a paisagista Daniela Sedo, é justamente no outono que as plantas se resguardam de energia, para que na primavera elas floresçam, frutifiquem e se mantenham bonitas durante muito tempo. “O cuidado com a escolha das plantas é o fundamental”, comenta.

“O que acontece é que muitos acabam optando, para a montagem de um projeto de jardim de outono-inverno, por plantas tropicais, como helicônias, bananeira entre outras. Esses tipos de plantas queimam e ressecam durante o inverno”, explica a especialista.

De acordo com Daniela, nessa temporada é um ótimo momento para procurar por plantas que tenham um estilo mais clássico com flores miudinhas, como Pinheiro, Kaisuca, Buchinho, Azaléia, Peperomia e Mini Antúrio. Todas essas espécies devem florescer durante o inverno e começo da primavera.

Durante o inverno, a manutenção do jardim deve ser reduzida, já que a evaporação da água será feita mais devagar por falta de calor. “No outono existe o dobro de cuidado com as plantas, a adubação deve ser feita com muito rigor, e as plantas exigem de muita água, para que elas aproveitem ao máximo todos os nutrientes”, enfatiza Daniela.

No outono e inverno é legal trabalhar com paisagismo dentro de casa, com vasos coloridos feitos de resina – que dão um ar sofisticado e moderno para os ambientes. O mais importante é cuidar bem das espécies nesse período, para que na primavera-verão, as flores estejam lindas e floridas.