Zumba Fitness: a modalidade que transforma a ginástica em festa


Publicado por hagah em 01/08/2012 , atualizado em 22/01/2015

Mais do que ser uma atividade prazerosa, a dança tem o poder de fortalecer o corpo e a mente. Entre os principais benefícios percebidos por quem a pratica, estão a melhora do condicionamento físico e da coordenação motora, além da elevação da autoestima e do bom-humor.

E para atender à demanda dos clientes, diferentes tipos de aulas de dança vêm surgindo nas academias. Uma delas é a zumba, que combina o treinamento de restistência com uma infinidade de ritmos musicais. "Em uma mesma música, podemos ter trechos de reggeaton, merengue e dança árabe, por exemplo", explica Vanessa Roos, professora que ministra o Zumba Fitness na Ciclos Academia.

Zumba Fitness é o nome oficial da modalidade criada em 2001 por um colombiano radicado nos Estados Unidos, que inspirou-se nos animados ritmos latinos para criar uma aula divertida – e que, de quebra, proporciona um alto gasto calórico: "São, em média, de 400 a 600 calorias queimadas em uma hora", conta Vanessa.

Cada ritmo é trabalhado em seus movimentos básicos, sempre em repetição, tornando mais fácil a memorização pelo aluno. E, de acordo com Vanessa, qualquer um pode praticar o Zumba Fitness, seja criança, adulto ou idoso. "Nossas aulas são tanto para alunos que gostam de dança como para aqueles que acham que não sabem dançar".

A zumba é benéfica principalmente para os músculos das pernas, do bumbum e do abdômen. Vanessa salienta também os benefícios psicológicos da modalidade: "Os alunos chegam na aula com a carga das responsabilidades, dos problemas do dia a dia, mas saem dela eufóricos e alegres".

Cada aula tem duração de 30 minutos a uma hora. Na Ciclos Riachuelo, a modalidade é oferecida de segunda a sexta, enquanto a unidade da Andradas oferece o Zumba Fitness três vezes na semana.