7 dicas para fazer uma festa junina em casa


Publicado por hagah em 18/06/2014 , atualizado em 24/06/2016

Nos meses de junho - e também em julho há algum tempo - as festas juninas tradicionais acontecem em diversas cidades brasileiras, principalmente no Nordeste do país. Este é o mês de aniversário de São João, Santo Antônio e São Pedro. Para que todos se divirtam com essa tradição, temos dicas incríveis para te ajudar a organizar uma festa típica e agradar aos seus amigos e familiares – afinal, quem não gosta de um bolo de milho, uma canjica ou um bom quentão? “Então, vai ou não ter festa? Vai sim, senhor!”

Comidinhas

As comidas que você pode servir durante sua festa junina são variadas. Aposte em doces como paçoca, pé de moleque, cajuzinho, arroz-doce, cocada, amendoim doce, pamonha e canjica. Assim também, não deixe de servir pipoca, milho verde cozido e bolo de milho. Não se esqueça também das bebidas como o quentão, por exemplo.

Cada convidado pode levar um prato típico

Se a festa for mais informal, você pode pedir para cada convidado levar algum prato típico no dia da festa. Para não correr o risco de ter só canjica ou bolo, por exemplo, crie uma lista e recomende no convite o que é responsabilidade de cada um. Não se esqueça de pôr na lista a quantidade por pessoa.

Para fazer este cálculo, basta considerar o número de convidados. Se alguém ficou responsável por levar a cocada e a festa vai receber 30 convidados, o ideal é que ele leve 60 pedaços do doce, considerando dois por pessoa. Essa regra pode ser aplicada, com unidades de medida diferentes, a cada prato sugerido.

Brincadeiras

Para entreter todos os convidados o ideal é apostar em algumas brincadeiras típicas da festança. Por exemplo, a corrida de saco e o pau-de-sebo, barraca do beijo, ou até mesmo um concurso de fantasia caipira mais bonita deixarão todo mundo no clima. É bacana também realizar uma corrida do ovo na colher ou até uma quadrilha com o famoso casamento na roça.

Música boa para a festa não desanimar

A trilha sonora deve conter músicas minuciosamente selecionadas. Aposte no forró e suas variações, como o xote e o xaxado. Não se esqueça também de separar as músicas que serão utilizadas para dançar a quadrilha. Dependendo do perfil dos seus convidados e do clima da festa, você pode apostar também no sertanejo. Neste caso, vale desde as músicas de raiz até um repertório universitário para colocar a turma para dançar.

A decoração deve ser impecável

Organize um ponto que se destaque pela decoração e seja o centro da festa como por exemplo uma mesa decorada em frente a um painel. A decoração pode uma mesa principal coberta, preferencialmente, por um tecido xadrez, de chita ou por uma toalha de retalhos. O importante é que ela esteja cheia de quitutes. Outra opção bacana é utilizar chapéus de palha na apresentação de alguns pratos, dando um charme todo especial à mesa. Coloque balões decorativos, barraquinhas e outros elementos típicos, tornando o visual bastante junino. As bandeirinhas também não podem faltar na decoração.

 festa

 festa

 festa

festa

Vista-se a caráter

Para o dia da festa, o jeito é encarnar o personagem “da roça” e se divertir. Tire aquela camisa xadrez do armário, aposte em uma calça rasgada – ou enfeite sua calça com retalhos costurados por cima do tecido –, além de lenços e chapéu de palha. A ocasião merece muitas estampas coloridas. A festividade pede também uma maquiagem bem divertida. O homem pode adotar aquele clássico bigode e a mulher abusar do blush bem cor-de-rosa, além de algumas pintinhas pretas feitas a lápis.

festa

 festa

festa
 festa

Envolva todo mundo na organização da festa

Você também pode envolver todos os seus familiares e amigos na decoração, na organização e mesmo no preparo dos pratos. Dessa forma, todos podem criar bandeirinhas com papel crepom, decorar as bandejas ou mesmo dispor os doces na mesa principal.

Aproveite nossas dicas e faça uma festa junina “arretada de boa”! Para garantir a diversão você pode sempre contar com a ajuda de uma empresa ou de um profissional especialista em festas. Essa será uma boa forma de não ter que se preocupar com a organização e apenas curtir a festa e recepcionar seus convidados.

Você já organizou alguma festa de São João? Conte para a gente como foi sua experiência. Se tiver alguma outra dica pode completar nossa lista também.

 

 

Imagens retiradas do Pinterest. 

MB Festas

A MB Festas trabalha com artigos de festa e acessórios, tudo para montar e decorar festa. Disponibilizando atendimento em sua loja física ou vendas pelo e-comerce (online).

Na loja e no site o cliente encontra diversos artigos como balões látex, balões metalizados, forminhas para doce, lembrancinhas personalizadas, convites, painéis, guloseimas, materiais descartáveis, fantasias e acessórios para festas.

MB Festas fica localizada em Porto Alegre, e conta com tele entrega, despachando encomendas para todo o Rio grande do Sul.