Descubra como acabar com os cupins de uma vez por todas


Publicado por hagah em 13/01/2012 , atualizado em 11/03/2015

Os cupins são insetos que trabalham o ano todo, são sociais e possuem hierarquia com reis, rainhas, soldados e operários. Os meses de dezembro a março são os mais críticos, pois é quando eles saem das tocas a fim de acasalar, para depois voltarem para a madeira para formar novas colônias. Na madeira, eles se alimentam da celulose e eliminam o que não é aproveitado, que são aqueles farelinhos.

Combater esta praga não é nada fácil. Eles são muito resistentes aos venenos por estarem, muitas vezes, em pontos profundos da madeira e inalcançáveis aos venenos tradicionais. Mas nem tudo está perdido.

Há alguns anos uma nova arma vem sendo usada com eficácia contra os cupins. Trata-se de um fungo chamado Metarhizium Anisopliae. O nome é complicado mas o que você precisa saber é simples: os cupins são exterminados!

Quem contratar: Bio Cupim Control

De acordo com o biólogo Armando Estevanell Tavares, da empresa Bio Cupim Control, este fungo é um inimigo natural dos cupins e atua nos órgãos internos dos insetos. O método também vem sendo usado há algum tempo no combate a outros insetos na agricultura orgânica. O fungo é reproduzido em laboratório.

A aplicação é feita através de pulverização e injeção do produto diluído em água nos locais infestados. O fungo causa uma epidemia na colônia, pois ao infectar um inseto, este infecta os demais e a rainha, acabando com toda a colônia.

Um dos maiores benefícios deste método em relação aos venenos é que, além de ser contagioso entre os insetos, ele não é prejudicial à saúde das pessoas, animais de estimação ou ao meio ambiente. Armando afirma que quando faz a aplicação, não usa máscara, luvas ou qualquer tipo de proteção. E por ser diluído em água, não deixa cheiro ou manchas onde é usado.

O fungo age com eficácia nos dois tipos de cupins existentes no Rio Grande do Sul. Armando conta que recebe chamados de pessoas com problemas sérios de cupins roendo fios elétricos e causando curtos circuitos e até mesmo cupins que atacaram as paredes de concreto. O valor da aplicação varia de acordo com o tamanho da área afetada.

Bio Cupim Control Dedetização

A Bio Cupim Control é uma novidade para quem respeita o meio ambiente e preza pelo conforto e bem-estar de sua família, sem pagar mais por isso. Pioneira na técnica de combate a cupins sem o uso de veneno, a empresa administra de forma consciente, um produto natural que acaba apenas com os cupins.
O produto utilizado é registrado no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e não causa prejuízo à saúde das pessoas e dos animais, de forma que a sua aplicação não interfere nas atividades da sua família. Não é preciso deixar seu lar, e o ambiente fica livre para ser transitado, mesmo no momento da aplicação do produto.
O Biólogo Armando E. Tavares é o responsável técnico do trabalho e tem registro no Conselho Regional de Biologia sob a inscrição CRBio 3-4613.