Os melhores restaurantes italianos de Porto Alegre


Publicado por hagah , atualizado em 11/08/2015

Com ares de comida caseira, passada entre gerações, os sabores vindos da Itália são uns dos mais apreciados no mundo inteiro. Baseada em massas, tomate e queijo, a culinária italiana está bastante presente na capital gaúcha, desde as opções mais acessíveis às mais sofisticadas. Se você não consegue resistir a um bom prato de massa, pizza ou risoto, fique de olho na nossa lista e saiba aonde ir. 

Restaurante da semana hagah - Peppo Cucina

O Peppo Cucina está localizado no bairro Moinhos de Vento, em uma casa construída na década de 50.
Com inspiração italiana, o restaurante busca agradar do tradicional ao mais ousado dos paladares com combinações inusitadas. Molhos agridoces, massas recheadas com especiarias e risotos com carne de caça são algumas ousadias do cardápio.
Jantares, almoços, coquetéis e encontros empresariais recebem tratamento diferenciado e cardápios especiais no ambiente do restaurante ou no espaço para eventos, um local que pode ser montado pelo cliente. 
Todo dia 29 o Peppo prepara o Gnocchi como sugestão especial. A carta de vinhos apresenta exemplares nacionais e importados, conservados em adega climatizada.
O Peppo Cucina também faz parte da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.

Al Dente Ristorante

O Al Dente Ristorante é tradicional na Capital, servindo comida italiana à la carte. Entre os pratos principais, destaca-se o espaguete al dente, coberto com molho de vodca, cogumelos e nata.
O ambiente é aconchegante e aceita reserva para eventos. Todo dia vinte nove serve o tradicional Nhoque.

Restaurante Copacabana

Um dos mais tradicionais restaurantes de culinária italiana em Porto Alegre, o Copacabana oferece serviço à la carte, de terça a domingo e também almoço executivo, de terça a sexta (exceto feriado).


Destacam-se no cardápio: o Rascatelli ao Sugo, o Filé à Biaginho, o Cordeiro na Tábua e a Vitela Assada. Além de massas grano duro, também são servidas massas feitas na própria casa.


Destaque também para a produção de linguiça calabresa e berinjela à vinagrete.


O restaurante possui adega climatizada para 750 garrafas.

Puppi Baggio

O Puppi Baggio tem como especialidade as massas e molhos, além de possuir uma adega no subsolo do restaurante. O destaque do cardápio é a massa com molho de carne de panela.
À noite a casa oferece pizzas d.oc. (Denominação de Origem Controlada) uma garantia de qualidade, das quais se sobressai a margherita Puppi Baggio feita com muzzarela de búfala. As receitas são tradicionais das famílias das proprietárias, de origem italiana.
A casa também integra o Cardápio do Vizinho, que acontece toda terça-feira das 17h30 às 23h, permitindo ao cliente fazer o pedido de pratos e petiscos de outras casas como Barbarella Bakery, Daimu, Dometila, Nossa Senhora do Ó e Trancoso.