Os melhores bares e restaurantes com espaço ao ar livre de Porto Alegre


Publicado por hagah em 23/09/2014 , atualizado em 04/01/2015

Os dias estão mais longos, as árvores mais coloridas e o frio já não aparece com tanta frequência. Com a chegada das estações mais quentes do ano, a vontade de passar mais tempo na rua, aproveitando o que a cidade tem para oferecer, só aumenta. Por isso, o hagah separou uma lista com os bares e restaurantes com espaço ao ar livre para você aproveitar muito a primavera e o verão. Confira:
 

Barranco

Tradicional churrascaria de Porto Alegre, o Barranco costuma reunir políticos, artistas, intelectuais, turistas e o povo do futebol, principalmente à noite e nos almoços de finais de semana. A churrascaria é ampla e raramente exige fila, mas convém reservar nos domingos ao meio-dia.
Com cardápio servido à la carte, são tradicionais no Barranco: a picanha, o cordeiro-mamão e os lombinhos ao queijo.
Uma das carnes mais solicitadas pelos clientes é a picanha à barranco, que é preparada em fatias, guarnecida de saladas com ingredientes à escolha do cliente. Completa seu menu com filés, massas, aves e porções.
A casa oferece uísques, apertitivos nacionais e importados, além de vinhos (argentinos, australianos, chilenos, uruguaios e nacionais) e champagnes (italianos, franceses e nacionais).
Como diferencial, o Barranco destaca o quiosque da Brahma situado na área externa que serve um chope bem gelado.

Chalé da Praça XV

Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, o Chalé da Praça XV é um dos cartões-postais da cidade de Porto Alegre. Localizado no coração da cidade – em frente ao Mercado Público –, o local, além de ponto de referência, é ideal para curtir um happy hour, para um almoço com colegas de trabalho, entre outras opções.

O local oferece pratos da culinária regional, além de ser especialista em culinária internacional. Entre as opções mais requisitadas, estão o frango à passarinho com queijo e polenta frita, as batatas fritas com queijo e a picanha rio-grandense, composta por dois medalhões, arroz, farofa, salada de maionese, alface e tomate. Para acompanhar, a pedida é um chopp Eisenbahn.
O Chalé está localizado na Praça 15 de Novembro, no Centro Histórico. O telefone para contato é o (51) 3225-2667.

Café Santo de Casa

A temática do Café Santo de Casa homenageia diversas religiões e crenças em meio a uma atmosfera de pub.
Os santos não estão apenas no nome da casa, eles também batizam os pratos e os cafés, e suas imagens estão espalhadas pelo ambiente.
Para o almoço ou final de tarde sugere a salada Santa Madalena (rúcula, lascas de frango defumado, massa pene, tomates secos, molho pesto e castanha de caju), o Shanti (pastéis tailandeses recheados com frango, gengibre, coentro e molho oriental).
Já o Misericórdia, finalista no Boteco Bohemia Porto Alegre 2009, é composto por casquinha crocante, dourada no forno, recheada com duo de carnes, charque com fatias de cebola douradinha, carne de panela desfiada e aromatizada com ervas. Acompanha vinagrete e pimenta biquinho.
O happy hour é regado a chope ou cerveja, sugestivo para um final da tarde no embalo dos shows de música ao vivo.

Daimu

Daimu em japonês quer dizer grande sonho, e é justamente este o significado da experiência de uma refeição neste restaurante: um grande sonho para os gourmets e aficionados pela culinária japonesa.

Referência em qualidade e autenticidade nipônica, desde sua abertura em 2008, o Daimu está encravado no bairro Moinhos de Vento, um dos pontos de maior concentração da boa gastronomia em Porto Alegre.
A casa oferece um painel delicioso e variado de especialidades da culinária do Japão, que valoriza o uso de ingredientes e receitas tradicionais e inclui a beleza e apresentação como item obrigatório. Cada prato que chega à mesa revela-se irresistível.
São momentos de puro encantamento para o olhar e para o paladar.

Durante o dia, a casa funciona exclusivamente no sistema de Sequência Executiva (segunda a sexta) e aos sábados oferece a Sequência com Temaki.
O rodízio apresenta cerca de 20 variedades de pratos quentes e sushis.

À noite, o funcionamento é à la carte e com a Sequência Especial Noite, elaborada com ingredientes diferenciados do almoço.
A variedade do cardápio é tentadora. Há pratos mais conhecidos pela cultura ocidental e outros um pouco mais exóticos. Ovas de capelin, salmão, ouriço do mar, enguia e cavalinha marinado (importado do Japão) são alguns dos ingredientes que despertam a curiosidade e sempre agradam.

No item bebidas, a casa tem uma carta bem eclética: cervejas, vinhos, espumantes, saquês e alguns drinques clássicos, além de coquetéis com frutas frescas.

Atendimento a grupos: Reserve seu almoço ou jantar com amigos, confrarias ou grupos de negócios e escolha um cardápio previamente fechado, assim você tem o melhor em menor tempo com preços especiais.
O mezanino do Daimu pode ser reservado para encontros, festas e reuniões de até 24 pessoas.


Estacionamento: Para o turno da noite, o Daimu conta com estacionamento conveniado no Shopping Moinhos de Vento, a partir das 18h até as 10h do dia seguinte. O tíquete é entregue ao cliente na saída do restaurante.

Complex

Com o conceito de Urban Skate Shop, a Complex reúne num mesmo espaço duas pistas de skate, boardshop com diversas marcas e um restaurante/pub mexicano. Conta ainda com espaços pra se atirar, curtir um som, ler uma revista, navegar na web, comer e beber uma cerveja apreciando o panorama da cidade. Tudo no mesmo complexo.
Na loja, os clientes encontram marcas como Vans Brasil, Vans, Element Skateboards, Volcom, Hurley, entre outras.
O Skate Park possui uma capacidade para 20 pessoas simultaneamente e pode ser usada pelo público em geral conforme disponibilidade. Para isso, o local oferece planos mensais ou o pagamento pode ser individual, pagando somente o tempo que for usar.

Solar Coruja

O Solar possui salas de exposição, áreas para eventos, saraus, recitais, entre outros. No espaço, há uma brassagem acadêmica para o desenvolvimento de cervejas experimentais, confraternização da comunidade cervejeira e encontro de confrarias. As salas do espaço foram batizadas com os mesmos nomes das cervejas da marca: Alba, Baca, Coice, Extra-Viva, Labareda, Strix, Otus e Viva.
Além desses espaços, o Solar também apresenta um café, que funciona como ponto permanente de encontro, onde o público poderá degustar toda a linha da Cerveja Coruja, harmonizada com pratos autorais como moussakas, escondidinhos e sanduíches especiais.

Odessa de Isaac Babel

Localizado próximo à rua mais famosa do bairro Bom Fim, o Odessa de Isaac Babel é o local ideal para quem quiser curtir uma happy hour ou se preparar para a noite da capital gaúcha.

O bar localiza-se na rua João Telles, número 542, o local possui dois ambientes - o interno e o externo. A parte interna é ampla e apresenta uma decoração composta por quadros.

N cardápio, há opções de petiscos, como por exemplo a já tradicional pizza de salmão. Na carta de bebidas do bar, há uma ampla variedade de cervejas.

O telefone para contato do Odessa de Isaac Babel é o (51)3346-6292.