Saiba o que é construção sustentável e descubra como adaptar essa ideia à sua obra


Publicado por hagah em 04/06/2012 , atualizado em 18/06/2015

Construção sustentável é o termo utilizado para definir um conjunto de práticas adotadas antes, durante e depois de qualquer obra, para que este empreendimento seja o menos agressivo possível para o meio ambiente. Na prática, trabalhos com investimentos em iluminação natural, reaproveitamento de materiais da construção civil, utilização de energia solar, gestão econômica da água e outros, tornam a relação com o planeta mais harmoniosa.

Uma edificação sustentável começa pela escolha dos materiais, que podem ser reciclados ou que exijam menos impacto na sua produção. É o caso dos produtos da MuriTec, que trabalha com materiais ecoeficientes e que promovem o desenvolvimento sustentável. Os painéis de construção oferecidos pela empresa, que substituem as paredes de tijolos, não utilizam água, não produzem lixo e deixam a obra cinco vezes mais rápida. Além disso, são resistentes ao mofo e ao bolor e mantém a temperatura do ambiente mais agradável.

(Acima exemplo de casa feita com material da MuriTec)

Confira mais alguns exemplos práticos de soluções sustentáveis para construção e reformas:

  • Desde o projeto, a obra deve ser planejada para ser sustentável. Isso reduz custos e traz resultados melhores
  • Deve ser prioridade o uso de tecnologias e produtos que não agridam o meio ambiente
  • É essencial o aproveitamento dos recursos naturais disponíveis (ventilação cruzada, com aberturas em paredes opostas para melhor circulação de ar e luminosidade naturais, por exemplo, em vez de ar-condicionado e iluminação artificial durante o dia)
  • Adoção de medidas de eficiência energética, de gestão e economia de água e de gestão de resíduos (neste último quesito, a separação de lixo é a mais fácil delas)
  • O conforto térmico e acústico precisa ser planejado desde a concepção do prédio, para ser resultante de uma combinação de arquitetura com materiais, e não ser necessário operar com isolantes artificiais, por exemplo.

MuriTec

Empresa de construção sustentável que fabrica os painéis MuriFort e MuriFlex, que substituem as paredes de tijolos tradicionais. O material é mais resistente, não produz lixo e deixa a obra cinco vezes mais rápida.